JOÃO FIGUEIREDO

junho 7, 2023

FOTOGRAFIA – DANYLO VASCONCELLOS

STYING – DECO TAJRA

BELEZA – VINI VIEIRA

JOÃO VESTE – GUCCI, FERRAGAMO E BOSS.

Fala João. Vamos conversar um pouquinho sobre moda masculina?

Conseguiria definir seu estilo?

Eu acho muito difícil definir meu estilo porque gosto de usar coisas versáteis, sou muito aberto a novas possibilidades. Mas se eu puder falar do meu estilo com certeza seria um STREETWEAR pensando sempre em estar bem vestido e com uma roupa bem confortável mas de fato eu gosto de tudo um pouco.

Como você sai de casa quando quer estar confortável e no estilo?

Bom, agora que em SP tá frio, quando eu saio de casa eu quero me sentir confortável e estiloso. Então dou preferência para um calça bem legal ou um jeans bom. Eu gosto muito de camuflado, um moletom preto oversized também é uma boa pedida, um tênis legal ou um jeans com suéter de lã, uma camisa por baixo. Enfim, muitas possibilidades. 🙂

FULL LOOK BOSS

Quando falamos de cuidados pessoais e skincare: Você se considera um homem vaidoso? Conta um pouquinho dos seus cuidados diários !

Me considero vaidoso sim, gosto de cuidar da minha saúde e da minha estética. Acho que é importante e colabora muito pra gente ter uma saúde física e emocional em boas condições. É legal você tirar um momento do dia para se cuidar, pra se sentir bem.

Fora que é uma oportunidade legal para desfrutar um tempo e me conectar com a minha esposa, pois fazemos isso juntos.

Qual etiqueta você não pensaria 2 vezes em fazer uma colaboração/ trabalho ?

Olha, eu admiro muitas marcas e acho que recentemente tenho gostado muito da marca ERL. Ela recentemente fez uma colaboração com a DIOR , então acho que fazer algo com eles seria a realização de um sonho.

E falando nisso, qual conquista profissional ficou guardada num lugarzinho especial?

Olha, são tantas coisas!! 🙂

Acho que desde o início da minha trajetória até hoje eu guardo de uma forma bem especial cada conquista e cada momento relacionado ao meu trabalho. Principalmente a música.

Eu lembro que quando fiz 1k inscritos no canal do meu YouTube eu fiz uma festinha com bolo e salgadinhos para comemorar. Na época eu tinha esse canal com uma amiga, que participava e editava os vídeos e na época a gente comemorou esses primeiros mil inscritos.

Outra coisa que marcou minha carreira foi quando eu cantei com a Ivete no primeiro show dela depois da pandemia.

FULL LOOK FERRAGAMO

Se fôssemos falar de “shopping”:

Qual seria a sua próxima compra ?

A minha próxima compra vai ser uma bota de couro marrom com uma pegada bem rústica, com um estilo de cowboy, com a frente quadrada e bem bonita.

De onde vem as suas referências e influências na hora de se vestir? (familiar, televisiva, percepções pessoais e vivências, etc)

Cara, eu acho que procuro muita referência no que eu to vivendo e sentindo no momento. A primeira coisa que penso é como eu quero me expressar. Num dia mais frio que quero praticidade, procuro cores mais neutras por exemplo, como o preto. Também facilita se basear na ocasião e nas minhas necessidades. Obviamente me inspiro em pessoas e claro na troca que eu tenho com a minha esposa diariamente por ela trabalhar com isso.

Então acho que vem das vivências e experiências e também coisas que eu vejo e acho legal em algumas pessoas e adapto e trago pro meu estilo na hora de me expressar.

FULL LOOK GUCCI

Tem certo e errado na hora de montar um look?

Cara, não. Eu não acho que tem certo ou errado, acho que o errado é você não estar se sentindo bem com você mesmo e estar vestindo aquilo apenas por achar que é da moda ou por ser trending. Você precisa se sentir bem e confortável e não estar fazendo aquilo por pressão social ou algo do tipo mas sim por você querer e se sentir bem.

“EU JAMAIS USARIA….”

Eu jamais usaria sapatênis, é uma peça que eu não gosto em mim pelo menos. Não combina comigo, meu dia a dia e com o que eu faço.

Tem algum ícone fashion? Aquela pessoa que você sempre para e presta atenção no que está vestindo.

Tem, é um stylist que trabalha com muita gente legal e que eu gosto bastante. O nome dele é Marc Forne, um cara incrível que se expressa de uma forma muito única e autêntica. Inclusive já encontrei ele na fw em Paris e Milão e todas as vezes ele está sempre muito bem vestido.

Qual a peça queridinha do seu armário?

Eu tenho algumas. Rs!! Mas acho que a peça queridinha do momento é uma jaqueta de couro que comprei em um brechó em NYC vintage em um couro marrom. Tem uma ombreira bonita, um corte super único. O engraçado foi que eu acabei comprando sem querer, fui provar uma roupa e vi ela numa arara. Aí perguntei pra vendedora, essa aqui está disponível? Ela disse que sim, perguntei o valor e ela disse $50 e ai acabei levando 🙂

FULL LOOK BOSS

Conta um pouquinho da sua relação com a música 🙂

Minha relação com a música é parte importante da minha vida, está em tudo que eu faço. Até o que não tem relação direta com esse universo eu faço pensando na música.

Eu estou há dois anos sem lançar mas não é por isso que eu estou sem trabalhar com música. Continuo produzindo, gravando e escrevendo.

Durante esses dois anos eu tive algumas dificuldades com o antigo time que eu trabalhava, mas agora eu to trilhando um caminho muito legal com essa nova equipe.

E pra finalizar. Como você ver a moda em um futuro de 10 anos? Muita coisa vai mudar? (Sustentabilidade, Inteligência Artificial, Inclusão, etc)

Cara, com certeza muita coisa vai mudar porque eu paro e olho para a moda 10 anos atrás e percebo quanta coisa mudou. O João que usava internet com 13 anos não tinha a metade das ferramentas que temos hoje. Por exemplo, eu sempre gostei muito de moda e acho que a internet mudou muito a forma como me visto hoje com tanta acessibilidade, com apps como o tiktok ou trends como “o get ready with me”. Atualmente vemos pessoas não só comprando mil peças de grifes mas também indo garimpar nos brechós peças mais acessíveis, então a moda caminha sim pra um futuro mais sustentável, agênero e inclusivo. Então nos próximos 10 anos eu espero ver peças mais sustentáveis e pessoas mais conscientes num modo geral. Acho que a gente precisa se atentar não precisa sempre do último look do desfile da marca xyz, precisamos ser autênticos, a gente precisa ser fiel a nossa identidade e se expressar baseado nisso e não no que tem de mais novo, no que tem de mais “trend”, moderno e recente e procurar ter um consumo mais consciente.

Obrigado João, foi um prazer.

TheMenStyle Brasil

Direita